" A mi no me ofende que por hablar mucho me llamen loco, Tú dices poco porque sabes poco!"
Calle 13

quinta-feira, 7 de julho de 2011

***INFORMAÇÃO: SUDACA*** --> Cerimônia comemora 100 anos da "descoberta" de Macchu Picchu


Foi realizado nesta Quinta-feira uma cerimonia em celebração aos 100 anos do "descobrimento" da cidade "perdida" de Machu Picchu.

A festividade contou com a presença de diversas autoridades locais entre eles representantes de territórios onde viveram povos dominados pelo Império Inca e o atual presidente Alan Garcia. Participaram também turistas, alguns moradores de cidades vizinhas e jornalistas.

A celebração contou a encenação do tradicional Tinkay (rito inca), no qual participaram cerca de cem atores, representando, entre outros, o Imperador Inca que junto com seus sacerdotes, foi o encarregado de dirigir a cerimonia, na qual realizou oferendas às montanhas que na cultura andina têm caráter de divindade.

A celebração foi transmitida ao vivo pela TV Peru e em Cuzco foi instalado um telão onde milhares de pessoas puderam acompanhar o evento.

Festividade em celebração ao Machu Picchu


Além da celebração ocorrida no Machu Picchu, diversos eventos aconteceram em um cronograma que contou inclusive com uma homenagem da embaixada brasileira que realizou apresentações com música brasileira no museu de arte de Lima (MALI)...

Fato negativo do evento foi que alguns prefeitos de cidades vizinhas tradicionais de cultura indígena não tiveram seus nomes na lista e tiveram que aguardar autorização...

"Nós, que somos quase proprietários da região, somos maltratados. Machu Picchu significa muito para nós, é um importante centro religioso de acordo com nossos costumes ancestrais", assinalou o prefeito de Chincheros, Juan Carlos Gómez, um dos "esquecidos" pela organização do evento.


2 comentários:

Obrigado por deixar seu comentário! Volte sempre!

Não deixe de ver também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...