" A mi no me ofende que por hablar mucho me llamen loco, Tú dices poco porque sabes poco!"
Calle 13

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Che completaria hoje 85 anos.

No dia de hoje, sexta feira (14) Ernesto Rafael Guevara de La Serna completaria, se estivesse vivo fisicamente, 85 anos de idade.
Nascido na cidade de Rosário, na Argentina, tinha uma saúde frágil, aos 15 anos, seus pais lhe matricularam em aulas de natação com o objetivo de curar a sua asma. As doenças que tivera na infância fez com que Che Guevara se interessassem por medicina.  Mudou-se para Buenos Aires e se matriculou em um curso de medicina da Universidade de Buenos Aires.


Che, assim como eu,  era  apaixonado pela geopolítica sul-americana, viajou de bicicleta por quase toda a Argentina, depois viajou pela América do Sul, acompanhado de seu amigo, Alberto Granado. Montados na moto “La Poderosa” ( que logo teve que ser abandonada) eles conheceram diversos países entre os quais o Brasil.  Muitas de suas reflexões e pensamentos políticos foram inspirados nestas viagens. Foi por causa da visão de tanta miséria e impotência e das lutas e sofrimentos que presenciou em suas viagens que o jovem médico Ernesto Guevara concluiu que a única maneira de acabar com todas as desigualdades sociais era promovendo mudanças na política administrativa mundial.

Depois de viver na Guatemala e conviver com as ações imperialistas dos EUA que derrubaram o governo popular eleito democraticamente, e implantaram uma ditadura militar, mudou-se para o México onde conheceu Fidel Castro.

Participou ativamente e foi um dos grandes, no exito da Revolução Cubana, organizada por Fidel e o movimento M-26, depois participou por alguns anos do governo revolucionário de  Cuba, mas logo abriu mão do cargo de Ministro, lutou no Congo sem exito, e voltou para América Latina.

No ano de 1966 foi pra Bolivia, com o objetivo de criar uma nova revolução, Che não obteve apoio por parte do Partido Comunista Boliviano, conforme os lideres antes teriam prometido e em 8 de outubro de 1967, ferido e debilitado, Chê foi capturado na cidade de La Higuera, no dia seguinte foi assassinado, por ordens "lá de cima".
Ironicamente, Mario Terán, o soldado que matou Che Guevara, foi curado de uma cataratas no ano de 2007, justamente por Médicos Cubanos.

Che é uma lenda e seu legado jamais se acabará, sua imagem é a mais difundida no mundo, atrás apenas da imagem de Jesus Cristo.

Em sua homenagem, Argentina e Cuba realizaram uma série de atividades. Esta semana, a Organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura (Unesco) anunciou que estuda os manuscritos originais de Che, que poderão ser incluídos no Registro Memória do Mundo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário! Volte sempre!

Não deixe de ver também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...